Neste artigo, mostramos como adicionar um arquivo ou pasta às exceções do Windows Defender no sistema operacional Windows 10.
O Windows Defender é o software antivírus integrado ao Windows 10, projetado para proteger o computador contra malwares e vírus.
Ao detectar um software malicioso, o Windows Defender age automaticamente em relação ao arquivo infectado. Dependendo do nível de ameaça, o arquivo pode ser removido ou colocado em quarentena.
No entanto, se você tiver certeza de que um arquivo, pasta, tipo de arquivo ou processo é seguro, mesmo que tenha sido identificado como ameaçador, é possível interromper os alertas e o bloqueio adicionando-o à lista de exceções do Windows Defender.
Como adicionar exceções no Windows Defender
Para adicionar um arquivo ou pasta às exceções do Windows Defender, abra o aplicativo Segurança do Windows e selecione a área de proteção Proteção contra vírus e ameaças.
Na seção Configurações de proteção contra vírus e ameaças, clique no link Gerenciar configurações.
Em seguida, na seção Exclusões, clique em Adicionar ou remover exclusões.
Agora clique em Adicionar uma exclusão e, no menu suspenso, escolha a opção correspondente ao que deseja excluir: Arquivo, Pasta, Tipo de arquivo ou Processo.
Em seguida, na janela do Explorador de Arquivos que será aberta, selecione a pasta ou o arquivo desejado.
A pasta ou o arquivo selecionado será então adicionado às exclusões do Windows Defender e, a partir desse momento, não será mais verificado quanto à presença de vírus ou ameaças.
Você também pode adicionar um tipo de arquivo ou processo específico às exclusões do Windows Defender, informando a extensão do arquivo ou o nome do processo, respectivamente.
Se necessário, você pode criar uma pasta separada e adicioná-la às exclusões, fazendo o download dos arquivos desejados diretamente nela.
Seguindo os passos descritos acima, é possível adicionar ou remover arquivos, pastas, tipos de arquivos ou processos da lista de exclusões do Windows Defender no sistema operacional Windows 10.