Como restaurar o cache de ícones no Windows 10

Customização

Os ícones exibidos para diferentes programas ou tipos de arquivos no Windows 10 são armazenados no cache de ícones e, portanto, são exibidos rapidamente, para que o sistema não precise acessar, verificar e fazer download dos arquivos originais todas as vezes.

Às vezes, o cache de ícones pode ser corrompido, fazendo com que os ícones de arquivos ou programas apareçam incorretamente ou distorcidos. Nesse caso, você precisa excluir o cache de ícones para redefini-lo e recriá-lo automaticamente.

O cache de ícones é representado por um grupo de arquivos com o nome iconcache e a extensão *.db, que estão localizados em um diretório oculto:

%LocalAppData%\\Microsoft\\Windows\\Explorer

Como restaurar o cache de ícones no Windows 10

Para restaurar o cache de ícones, é necessário excluir todos os arquivos do cache de ícones, mas é preciso fechar o Windows Explorer antes para que ele não bloqueie o acesso a eles.

Execute o prompt de comando como administrador e execute os seguintes comandos em sequência:

taskkill /IM explorer.exe /F

DEL /A /F /Q “%localappdata%\\Microsoft\\Windows\\Explorer\\iconcache*”

start explorer.exe

O primeiro comando encerra o Explorer, o segundo comando exclui os arquivos de cache de ícones e o último comando inicia o Explorer, que criará novos arquivos de cache de ícones que contêm o cache de ícones.

Avaliar artigo
Compartilhar com amigos
Winnotas.com.br
Adicionar um comentário