Há três esquemas de potência no sistema operacional Windows: equilibrado, economia de energia e alto desempenho. Com o lançamento da versão 1803 do Windows 10, os desenvolvedores da Microsoft adicionaram outro esquema de potência chamado Maximum Performance.
O modo Ultimate Perfofmance garante um alto nível de desempenho do dispositivo, eliminando a chamada micro latência associada à potência do computador, o que significa que à medida que a potência de computação do dispositivo aumenta, a quantidade de energia consumida pelo dispositivo também aumentará.
O modo de desempenho máximo é particularmente útil para engenheiros, programadores e outros usuários que utilizam o computador para edição de vídeo, renderização 3D e outras tarefas computacionais exigentes.
Este esquema de alimentação está disponível no Windows 10 Pro para estações de trabalho, mas você pode facilmente ativá-lo em qualquer edição do Windows 10, se necessário.
Como ativar o modo de desempenho máximo
Para ativar o modo de máximo desempenho, execute a linha de comando ou o console Windows PowerShell como administrador e execute o seguinte comando:
powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61
Agora vá para os ajustes da fonte de alimentação e o desempenho máximo aparece nos diagramas adicionais; se necessário, ligue-o ajustando o interruptor para a posição apropriada.
Como desativar o modo de desempenho máximo
Para desativar o modo de desempenho máximo, execute a linha de comando ou o console do Windows PowerShell como administrador e execute o seguinte comando:
powercfg -restoredefaultschemes
Usando as etapas acima, você pode ativar ou desativar o modo de desempenho máximo no Windows 10.