Por padrão, o chamado indexador de busca ‘clássico’ indexa arquivos nas pastas locais do usuário: documentos, imagens, música, vídeos, área de trabalho, e assim leva mais tempo para encontrar arquivos em locais não indexados.
A Pesquisa Avançada não se limita ao conteúdo local e indexa todos os arquivos e pastas em todos os drives conectados ao computador, o que agiliza a pesquisa de forma notável.
A pesquisa avançada está disponível a partir do Windows 10 versão 1903.
Como ativar a pesquisa avançada no Windows 10
Para ativar a busca avançada, abra Configurações pressionando o botão Iniciar na barra de tarefas e depois selecione Configurações ou pressione Win+I em seu teclado.
Na janela Configurações que se abre, selecione Pesquisar.
Em seguida, selecione a guia Pesquisa no Windows, e no lado direito da janela em “Localizar Meus Arquivos“, ative a opção Avançado.
Isto iniciará o processo de indexação, que levará algum tempo, dependendo do número de arquivos. Uma vez concluída a indexação, você pode encontrar todos os seus arquivos usando a busca quase que instantaneamente.
O Windows Pesquisar indexará todos os discos rígidos, pastas e arquivos no sistema, exceto aqueles listados em “Pastas Excluídas”.
Se necessário, você pode excluir qualquer pasta da busca, adicionando-a à lista de Pastas Excluídas.
Usando as etapas acima, você pode ativar ou desativar a Pesquisa Avançada no Windows 10.